FAMILAQUATICA MEIO ANO: um pequeno desabafo

07/04/2014 11:45

Na madrugada de 7 de Outubro, cansado de ser apenas um fã de natação incompreendido, eu, Flávio Barbosa, resolvi tirar do papel o tão prometido site sobre natação. Procurei vários servidores gratuitos para organizar o site, até encontrar o Webnode. Decidi que a missão seria cobrir a natação de um jeito diferenciado, com presença em eventos e matérias especiais. Consegui a primeira grande fonte (com a devida permissão): o Best Swimming, do grande Coach Alexandre Pussieldi. Faltava só o nome. Então, me lembrei da saudação que fazia nos meus boletins da Rede Contínua: "alô Família Aquática de todo o Brasil". Pronto. Mas, tomado por um sono enorme (estudava, na época, para um concurso dificílimo) e pela raiva de uma humilhação pela qual passara no sábado anterior, engoli o segundo i do Família e o título acabou ficando FamilAquatica.

Então, consegui a devida autorização para as duas primeiras coberturas do site (antes, havia coberto dois Troféus José Finkel, dois Paulistas de Natação Júnior e Sênior, dois Torneios Regionais da FAP e uma tomada de tempo no Esporte Clube Pinheiros): o Paulista Júnior e Sênior de Verão (XV TROFÉU SALVADOR GRANIERI SOBRINHO), em novembro passado, no Corinthians, em São Paulo (SP), e o OPEN CBDA/CORREIOS DE NATAÇÃO (que aconteceu junto com o TROFÉU DALTELY GUIMARÃES), no União, na Porto Alegre dos Gaúchos, perto do natal.

Durante todo esse caminho, recebi elogios, críticas, aplausos, ameaças, avisos, conselhos, ideias... fiz várias entrevistas (as três mais recentes, com Aline Saporito, do Pinheiros, Victoria Rayol, do Flamengo, e Gabriele Roncatto, do Pinheiros, foram muito compartilhadas), tirei várias fotos, criei um Twitter para anunciar as novidades e informações de eventos aos quais não pude ir, um Instagram com as fotos de grandes momentos das águas, fui bem recebido por onde eu fui, mal-visto por certas pessoas que perguntaram: "quem é aquele sujeito de óculos amarelo que caiu de pára-quedas?", mas segui a vida e o site. Só dei uma parada de dois meses (interrompida por notas espetaculares).

Mas hoje, neste 7 de Abril de 2014, entre tudo isso, este site completa seu meio-aniversário. Seis meses. Aos quais tenho muito a comemorar. Nesta metade de ano, foram mais de 10000 visitas (10711, para ser mais exato), número que considero ótimo, porque, como sempre digo, diante de sites como o do Coach, o Swim Brasil e o Swim It Up, sou uma formiguinha com passos de elefante. O site recebeu mais visitas - quem diria - dos Estados Unidos, vindo depois o Brasil, a Alemanha, a China, a Turquia, a Índia, a Grã-Bretanha, a Itália, Taiwan, a Ucrânia, a Rússia, o Japão, a Argentina, o Canadá, a Bulgária... foram visitas de 40 países ao todo. A página mais visitada foi a entrevista com a Victória Rayol: 209 visitas, seguida pela com a Gabriele Roncatto, com 156, e a cobertura da seletiva australiana, com 110.

E diante de tudo isso, digo a todos: não, eu não caí de pára-quedas. Gosto de natação desde criança. Cubro desde 2012 (por influência de uma amiga). Neste tempo, pisei um pouco na bola, posso reconhecer. Às vezes, exageros eu cometi, com nadadores, treinadores, familiares... mas agora, às vésperas daquela que será A MAIOR RESPONSABILIDADE DA MINHA VIDA e MAIOR COBERTURA deste site, vou lhes dizer: aprendi. Nos erros, nas pedras, nas ameaças. Tenho a certeza que, com a ajuda de todos vocês, farei com que o Famila chegue ao primeiro aniversário, ao segundo, ao terceiro. Na esperança de que consiga bem mais respeito dos amigos, dentro e fora das quatro bordas.

Por fim, agradeço aos grandes amigos Ivan Bruno (Painel da Webrádio), Diego Ramon (Ultra Rádio), Edu César (Papo de Bola), Nilson e Nielson Santos (Rádio O Melhor do Futebol), Everton Siqueira, Maicon Balduíno, Mirela Pedroso, Gustavo Cardoso, Mariana Aleixo, entre outros, aos mestres Patrícia Angélica (Loucos por Natação), Alex Pussieldi (Best Swimming), Carolina Moncorvo (Swim Brasil), aos técnicos Sérgio Marques (Corinthians), Márcio Latuf e Alex Paes (Unisanta), e a todos os nadadores com quem melhor me relaciono. Aos que ainda me acham um estranho no ninho, aos que me tentaram me derrubar, também agradeço. Afinal, "até mesmo quem te sacaneia pode ter o seu papel, te mostrando o quanto ainda falta pra você bater nas portas do Céu".

E vamos em frente!!!

FLÁVIO BARBOSA (UM, DOIS, TRÊS, VALEU FAMILA!!!!!)