Isabella Tirulli: de volta ao começo

09/07/2014 00:40

Sorocaba recebeu feras do interior paulista em mais uma etapa dos tradicionais Jogos Regionais, preparativos para os Abertos do Interior, que reuniu vários atletas, óbvio, daquela região. E, claro, a natação não podia ficar de fora. A grande surpresa foi o time de Avaré, cuja representação feminina foi a melhor da competição. Em parte, por causa de uma jogadora de pólo aquático. Que um dia foi nadadora.

Com passagem pelo Pinheiros e pela natação de Portugal, Isabella Félix Tirulli, que começou a nadar na cidade que defendeu, poderia ser um grande nome da natação brasileira, mas uma lesão nas costas não permitiu: "Em 2007, durante um treino de costas eu acabei deslocando meu ombro e ele acabou não voltando a ser como era antes", conta Bella, que disse também não ter sentido a mesma vontade de querer mais e o mesmo brilho pela natação. "A decisão maior foi por causa da lesão, isso é óbvio. Até hoje meu ombro dói, mas é menos que antes". Por essas e outras, Bella trocou a natação do Pinheiros pelo pólo aquático do SESI no final de 2012 (a mesma coisa este ano fez Luiza Zanellato, que é capixaba e defendia a natação do rubro de Vila Leopoldina). "Tudo bem que fui pro polo que exige bastante da natação e do ombro, mas consegui dar uma equilibrada sem sobrecarregar tanto meu ombro esquerdo".

Convidada por Avaré, Bella resolveu matar as saudades do esporte e conseguiu seis medalhas: dois ouros (50 costas e 4 x 100 medley), três pratas (100 costas, 4 x 100 e 4 x 200 livre), e um bronze (50 borboleta). "Se estivesse treinando, seria muito melhor. Não vou falar que fiquei feliz com meus resultados. Afinal, já fui nadadora e tenho uma base dos tempos que sou capaz de fazer e não cheguei nem perto do que sou realmente capaz. Mas no meu ponto de vista por estar sem treino especifico de natação há mais ou menos 1 ano e meio, e para essas provas que exige muita explosão e de certo modo técnica, porque tudo é decidido nos detalhes, eu até que gostei", explicou Bella, que no próximo dia 20 fará 19 anos. E ela quer mais: "Ano que vem se minha cidade me chamar de novo, vou dar uma atenção maior pra conseguir ir lá e chegar quase próximo das minhas melhores marcas, não digo fazer as melhores marcas, já que agora minha modalidade é outra, mas tentarei chegar o mais proximo".

Para quem quer vê-la de volta aos balizamentos das piscinas, vai ser difícil. Ela não descarta um retorno, porém não para competições de alto nível. "Mas me contento em me aventurar de vez em quando por competições como os Jogos Regionais e quem sabe ano que vem o Jogos Abertos". Mesmo assim, como todo fã das águas, ela guarda os tempos de nadadora no coração: "Estou feliz com a escolha que fiz de ir pro Polo Aquatico e o SESI me recebeu muito bem. Mas natação sempre tem um lugar muito mais que especial no meu coração! EU AMO A NATAÇÃO, foi ela que me introduziu no meio esportivo, me fez conhecer cidades e até mesmo outro país quando morei em Portugal e ser tudo que sou hoje. Agradeço e muito a natação e todos os técnicos que tive na minha vida!".

Eis algumas fotos, cedidas pela própria, de seu revival na natação. A ela, os nossos agradecimentos!

FLÁVIO BARBOSA (sem comentários sobre o passeio teuto-germânico - agradecimentos à Isabella Tirulli)