OPEN: Zebras, Trapalhadas e Máquina Líder!

19/12/2013 21:54

A segunda final do Open CBDA/Correios de Natação, que, como sabeis, está sendo realizada na nova piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, teve de tudo: zebras, um recorde batido, mudança de liderança e muitas, mas muitas trapalhadas, dignas de um filme de Renato Aragão.
Comecemos pelo grande destaque desta tarde/noite: Daynara de Paula. Ontem, ela tinha conseguido índice para o Pan Pacífico da Austrália agosto próximo e recorde nos 50 borboleta. Hoje, nos 100, ela caprichou: conseguiu a sua segunda vaga e bateu recorde: 58.35. O índice era 58.89. Eu sinto cheiro de índice técnico para ela, que me respondeu quando assim lhe falei: "Deus te ouça! Estou treinando para isso, sofrendo todo dia com meio fundo, porque sou velocista - e todo mundo sabe como velocista funciona. Mas valeu cada treino, cada esforço meu!", concluiu.
Outro destaque é para a menina de ouro do Corinthians, Natalia de Luccas. Ela só tem 17 anos, sabe como é trocar uma vida de baladas pelos treinos, e por consequência consegue ótimos resultados. A recordista sulamericana dos 200 costas hoje só nadou mesmo pela vitória: venceu com um tempo pouco acima do esperado, 2:14.43. "Estou muito feliz com meu recorde sulamericano, era um objetivo que eu tinha, mas não sabia se conseguia-o este ano. Agora meu objetivo é o Pan Pacífico", disse Nat. A segunda colocada, a argentina Florencia Perotti (GNU), fez um tempo parecido com o do Campeonato Argentino, 2:16.48. "Foi um centésimo abaixo do que lá. Mas quero baixar meu tempo para os Jogos Sulamericanos (de Santiago, ano que vem)", disse a simpática Florencia.
Já na prova masculina não teve para ninguém: Leonardo de Deus conseguiu um ótimo tempo, mas maior do que seu balizamento: 1:59.07. Ele agradeceu o apoio das fãs, que inclusive criaram um fã-clube para ele. "Sempre tento tratar as fãs da melhor maneira possível e me comunicar com elas até como forma de agradecê-las por todo esse carinho que tem por mim", disse Leo.

E AS ZEBRAS CONTINUAM ROLANDO
Quem esperava mais um show da bela Manuella Lyrio (Minas) na primeira prova do dia, os 200 livre feminino, não a viu no pódio: quem venceu foi Jéssica Bruin Cavalheiro (SESI), com 2:01.30, seguida pela minha conterrânea Larissa Martins Oliveira (Pinheiros), 2:01.35 e pela local Júlia Wolkmann, que fez 2:01.56. Manu ficou em quarto, com 2:02.17. "Eu e a Manu (Lyrio) travamos duelos há anos, já é nosso quarto disputando esta prova. É triste não vê-la no pódio, mas estou muito feliz de encerrar este ano com a medalha de ouro para o SESI, disse Bruin. E Larissa também comemorou o resultado: "Realmente foi inesperado. Eu estava bem triste com o resultado da manhã (terceiro lugar, 2:01.39), mas esse foi bem próximo do meu melhor. Um tempo que eu não fazia a um bom tempo", disse.
Na prova masculina, outra vez a zebra passeou. João Veras Amorim (Corinthians) faturou, com 1:50.07, deixando para trás o companheiro e favorito Fernando Ernesto Pires dos Santos e Luiz Altamir, do Flamengo.

APRENDENDO
Voltando aos 100 borbo feminino, esta prova marcou a primeira final A de Sarah Marques (Curitibano), uma das melhores atletas Juvenil do país. Sarah nos disse sobre suas expectativas: "Espero baixar os meus tempos para conseguir outra final, seja A ou B", disse Sarah, que continua no Curitibano em 2014.
Nossas jovens esperanças femininas, Gabriele Roncatto (Pinheiros) e Natalia Almeida (Flamengo) fizeram finais B. Gabi chegou em quarto nos 200 livre (2:06.12), em prova vencida pela quase xará Gabriela Rocha (Corinthians), com 2:05.49. Já Naná ficou em primeiro na final B dos 400 medley feminino, 5:03.80. A final A foi vencida por Júlia Gerotto (Corinthians), 4:53.22. Mas, insisto, essas meninas ainda tem muita coisa boa para nos mostrar. Aguardem!

TRAPALHADAS
A etapa do Open começou atrasada por problemas com o placar eletrônico. O cabo foi consertado em cima da hora, o que fez a etapa só começar às 17:50. E os mesmos problemas se repetiram durante os 400 medley masculino final B. Os atletas tiveram que repetir a prova TRÊS vezes. Felipe Martins (Minas), que disputou tal final, reclamou: "é difícil para nós. É um país que vai sediar Olimpíada com um papelão desses".

OLHA A MÁQUINA!
Mas Felipe tem motivos para comemorar: o Minas, a Máquina de Natação, assumiu a liderança do Open e do Daltely. No Brasileiro Sênior, o time de BH tem 218 pontos e agora é seguido pelo Corinthians, com 177 pontos. Para o Pinheiros, o encanto parece ter mesmo acabado: terceiro lugar, 169. Já no Open, liderança da Máquina, 369,50, seguida pelos times de Sampa: o azulnegro tem 356,50 e o Timão, 341,50.
Amanhã contaremos com as provas de 100 livre, 200 peito, 50 costas, 200 medley, 400 livre e 4x50m medley misto. Será um dia de muita agitação, porque teremos muita gente boa, feras. Mas nada posso dizer. Só sei que Gustavo Louzada (GNU) faz aniversário e acho que vai ganhar de presente uma ótima colocação nos 50 costas masculino. Será que, com o perdão do trocadilho, será bolo doido?

FLÁVIO BARBOSA (direto de Porto Alegre)