TML2014: O brilho de duas novas estrelas

25/04/2014 21:02

Nesta penúltima etapa do TROFÉU MARIA LENK 2014, brilharam duas novas estrelas na piscina do Ibirapuera. Nathalia Almeida (Flamengo), com o tempo de 2:18.39 (dois centésimos atrás da argentina Florencia Perotti, do GNU, que foi a segunda colocada da prova) e Gabriele Roncatto (Pinheiros), com 2:18.84, consagraram-se, respctivamente, campeã e vice-campeã brasileira nos 200 medley.

Apesar do grande resultado, as duas mostraram a humildade de grandes campeãs. "Acredito que posso melhorar. Eu tinha 2:18 alto do mundial e espero que eu consiga bater menos, o que é meu objetivo", disse Naná, ao que Gabi concordou: "Fiquei surpresa. Eu nadei para 2:21 forçando de manhã, mas estou muito feliz". Gabi já esta em Nanjing, nas Olimpíadas da Juventude, nos 200 livre. Agora, as duas terão um merecidísiimo descanso, já que não mais competem no ML.

Ah, precisa dizer quem, com 2:10.60, levou a melhor? Dica: é húngara, é corintiana...

OS MELHORES VETERANOS
Já nos 400 livre masculino, não teve pra ninguém: Leonardo de Deus (COR) simplesmente bateu o Recorde Brasileiro da prova, com 3:50.90, o primeiro do Maria Lenk. Mas faltou pouco pro recorde sul-americano (3:50.01, de Ricardo Monastério). "Eu esperava fazer bons tempos, mas neste ano o objetivo é o Pan-Pacífico (de Gold Coast, AUS, em Agosto), e nadar para este tempo foi espetacular. Poxa, eu nadei bastante para esta competição, visando os 200 borboleta, minha melhor prova, mas estou no caminho certo. Tenho muito a mostrar", disse Léo, que elogiou o já retornado Michael Phelps: "Sempre foi e sempre vai ser um dos meus ídolos. Acho bom ele ter voltado, porque vai me inspirar mais. Ele é um dos melhores do mundo, e estamos treinando para vender caro esta medalha".

Entretanto, ELE mais uma vez comprovou porque é ELE. César Cielo, com 23.01, fez o melhor tempo da temporada, tendo atrás Nicholas dos Santos (Unisanta), 23.23. "O Nicholas é o segundo do mundo nesta modalidade. Acho que deveria ter nadado melhor, mas estou feliz. Mas vamos esperar por amanhã, nos 100 livre", disse Cielo, que também foi vice no revezamento 4 x 100 com o Minas, atrás do Pinheiros, que fez 3:15.04. Nicholas elogiou o rival, mas diz que vai focar nas suas outras provas.

A RUIVINHA SENSAÇÃO
Outro destaque, nos 400 livre feminino, foi para Carol Bilich (Minas), que venceu ninguém menos do que Poliana Okimoto (Unisanta) - esta, em terceiro. O tempo dela foi de 4:13.93. "Eu esperava um pouquinho melhor, mas adorei porque estou evoluindo, no caminho certo, e isso mostra que das próximas vezes posso ser melhor", disse a por nós apelidada "ruivinha sensação", que não irá para a prova de maratona aquática de 5 km na raia da USP amanhã. "Maratona aquática é uma coisa que eu pretendo fazer, já faço algumas etapas".

Carol vai descansar, visando agora o Brasileiro Júnior do Rio, em duas semanas.

O TIMÃO É O MELHOR, TIMÃO Ê Ô...
E cada vez mais vai ficando perto o primeiro título do Corinthians em 48 anos. Hoje, além dos 200 medley feminino e dos 400 livre masculino, o Timão faturou os 50 costas feminino, com Jeanette Ottensen (DIN, 25.41, tempo número 1 do mundo), e com o revezamento 4 x 100 livre delas (Katinka, Jeanette, Natalia de Luccas e Isabela Vicente Silva, 3:43.16 e recorde de campeonato).

O domínio do Corinthians é tão claro que, como Téo José, acho que o Timão não perde mais. Confira o placar parcial:

JÁ ESTÁ CHEGANDO A HORA DE IR...
Amanhã é o último dia do Troféu Maria Lenk, que teve emoções, alegrias, festas, e merece um gran finale à altura. 100 livre (com ELE), 50 peito, 200 costas e o revezamento 4 x 100 medley serão as derradeiras provas do evento, que ainda vai contar, no Ibirapuera, com uma homenagem especial ao pioneiro Manoel dos Santos, que vai para o Hall da Fama da Natação Brasileira.

Além disso, teremos a prova de maratona aquática na Raia da USP, não contando pontos para o campeonato, mas com certeza é um grande avanço.

Amanhã, preparem o lenço. Nosso panorama irá ao ar às 23:30, logo quando voltarmos a Santos.

FLÁVIO BARBOSA (Amanhã podia durar 50 horas - direto de São Paulo)