TROFÉU JOSÉ FINKEL: Não perde mais...

05/09/2014 18:43

Depois desta penúltima etapa do TROFÉU JOSÉ FINKEL, em Guaratinguetá (SP), já não há dúvidas de que o Minas Tênis Clube já detém seu nono título do certame, sendo o tetracampeonato consecutivo. Afinal, um time que tem Femke Heemskerk e César Cielo (ELE) é praticamente imbatível, como mostrado foi nos revezamentos 4 x 100 livre que fecharam a etapa. No feminino, até que Carolina Bergamaschi, Roberta Kamila Albino e Manuella Lyrio começaram muito bem, mesmo vendo uma disputa intensa entre Pinheiros e SESI e Gracielle Hermann (GNU) e Gabrielle Roncatto (Pinheiros) chegando perto do índice de 53.62 dos 100 livre delas para o Mundial de Piscina Curta em Doha. Mas quando a holandesa entrou na piscina, não havia dúvidas da diferença astronômica dela com as outras que ali estavam: de terceiro lugar, com dois segundos de diferença, ela levou a máquina simplesmente para o PRIMEIRO posto e o Recorde de Campeonato, com 3:37.53. "Mesmo que a Femke esteja na nossa equipe, representando o Minas, ela pode até estar em outro lugar, mas é um inspiração e, com certeza, nadar com uma pessoa do nível que ela está nadando mundialmente é uma experiência maravilhosa", falou Bergamaschi ao SporTV.

No masculino, Corinthians e Pinheiros começaram na disputa, mas o Minas, que tinha Henrique Martins, Nicolas Nilo OLiveira e Fernando Silva, ratificou mais uma vitória quando ELE pulou para completar a participação minastenista. Não deu outra: 3:08.24 e mais um RC para o time de BH. "Mas não acabou ainda. É caprichar amanhã e tentar levar esse tetra-campeonato", disse Henrique.

A briga mesmo é pelo vice-campeonato, conforme vocês vão atestar abaixo. Eis o placar, a uma etapa do fim do Finkel:

DOHA CALLING
Que Nicholas dos Santos (Unisanta - foto) era barbadaça nos 50 borboleta, prova da qual é campeão mundial em piscina curta, não havia como negar. Hoje não foi diferente. Ele já tinha conseguido superar o índice de 22.85 de manhã, com 22.63. Hoje, ele melhorou seu tempo e conseguiu o segundo melhor tempo do ano: 22.43. ELE veio logo atrás: 22.46, o terceiro melhor tempo do ano. Mas, com gostinho de "quero mais", Nicholas explicou que o que não fez ir mais longe é o mesmo problema da maioria dos nadadores brasileiros, as viradas: "nadei forte de manhã e agora, mas infelizmente as minhas viradas não estão encaixando bem por causa da falta de placas. Viramos um pouco em falso e acabamos escorregando. Isso não acontece só comigo, já que o Cesão reclamou disso também. Mas estamos no caminho certo. Dá para nadar mais rápido do que isso, já que meu melhor tempo é o Recorde Sul-Americano de 22.13. Fui campeão mundial com 22.22. Parabéns também ao Cesão, que nadou muito bem", congratulou Nicholas. Mas ELE pode não estar nos 50 borbo, do qual é campeão em piscina longa em Barcelona. "É no mesmo dia que os 50 livre, ao qual vou priorizar".

Nos 200 medley deles, Thiago Simon (Corinthians) conseguiu o quarto índice seguido. Ele já estava nos 100 medley, 200 peito e 400 medley, e hoje carimbou de novo seu passaporte para Doha: 1:54.53. "Foi minha nona caída na água. Estou muito cansado, mas estou bem. Esta era minha última prova individual e consegui fazer quatro índices. Estou muito feliz", disse Simon, forte candidato ao prêmio de Melhor Índice Técnico.

A grande novidade é Henrique Rodrigues (Pinheiros), que voltou à Seleção após um primeiro semestre perdido por lesões. Ele chegou em segundo com 1:56.11, vinte centésimos abaixo do índice. E expressou sua felicidade: "por ser minha primeira competição estou muito satisfeito, sim. Era um resultado ao qual corria atrás. Minha meta para cá era pegar o Mundial. Não pude me preparar direito, estou com dois meses de preparação agora. Estou feliz e quero agradecer ao Pinheiros e ao meu técnico, André Amendoim", comemorou.

DE NOVO: POUCOS CENTÉSIMOS...
Mas hoje não foi um dia tão bom quanto os outros. Por muito poucos centésimos não teremos mais do que os 23 nomes que fazem parte da nossa seleção para o Mundial de Doha. Por exemplo: dois minutos e dez décimos impediram Gabrielle Roncatto de conseguir seu índice para Doha. Ela foi a campeã brasileira dos 200 medley, com 2:12.52, e o índice era 2:10.42. Mas foi a segunda a tocar na borda. Precisa dizer quem, com novo RC (2:07.91), foi a primeira? É uma holandesa, começa com F...

Voltando a falar dos 50 borboleta, Glauber Silva (Iate Clube da Bahia) até que poderia ser um grande nome para substituir Cesão, que, como antes dissemos, falou que não poderá nadar tal prova. Mas três centésimos o impediram disso: 22.88 foi seu resultado, ele que conseguiu o bronze em outra grande prova após o retorno.

Mas, sem dúvidas, os 400 livre serão a prova que será eternamente lembrada como "aquela que poderíamos ter representantes, mas não temos". Jessica Bruin Cavalheiro (SESI), que está no time do revezamento 4 x 200 livre, faturou a versão feminina da prova. Entretanto, com os 4:07.98, ficou longe do índice individual, que era 4:05.78. "Essa não era minha prova. Também não consegui o índice nos 200 livre. Mas consegui melhorar em sete segundos o meu melhor tempo, e isso me faz concluir que, treinando, abaixo mais este tempo", disse Bruin. Pelo menos o SESI conseguiu uma dobradinha, com a Bruna Primati (SESI) chegando com seu melhor tempo: 4:08.41. Essa menina tem tudo pra nos dar alegrias ainda.

A maior lamentação do dia, entretanto, viria depois, com Miguel Leite Valente (Minas). Apesar de ter batido o RC de Armando Negreiros na versão masculina desta prova, com 3:44.43, ele bateu na trave. O índice era 3:42.43. "Não estou feliz, mas vou erguer a cabeça porque temos muita coisa ainda pela frente", disse Miguel. Ele também merecia - assim como Ítalo Manzine (Minas), nos 50 livre, que ficou a UM RELES DÉCIMO do Mundial - uma grande chance para estrear em seleções absolutas, não acham?

Pois bem, vamos aos nomes que até agora formam o time que vai nos representar em Doha:

Amanhã, teremos os 100 livre, 50 peito, 200 costas e os revezamentos 4 x 100 medley, fechando um torneio que, com certeza, é inesquecível.

FLÁVIO BARBOSA (o que eles tem que não temos - informações do Best Swimming, do Blog da Swim Brasil e da CBDA, fotos do Finkel passado e da transmissão do SporTV)